Home > Gases Nobres > Criptônio  

Criptônio

Para acessar o desenho artístico do elemento criptônio, clique aqui.

 

36
83,80
-152
-157,3
2,6
0

Kr
Criptônio

Morris W. Travers, químico britânico, um dos descobridores do criptônio.
Morris W. Travers, químico britânico.

Descoberto em 1898 por Willian Ramsay e Morris W. Travers, o criptônio ganhou esse nome a partir do grego kriptós, “oculto”, em alusão a sua raridade.

Criptônio é um elemento químico do símbolo Kr, pertencente ao grupo dos gases nobres, ou grupo 0 (zero) da tabela periódica, juntamente com o hélio, neônio, argônio, o xenônio e o radônio. É um gás monoatômico e inodoro, que dificilmente se liquefaz. Está presente ma atmosfera na proporção de uma parte para 9.000.000.

Obtido industrialmente pela destilação fracionada do ar líquido, possui seis isótopos estáveis, dos quais o mais abundante é o Kr-84 e cerca de vinte isótopos radioativos. Em combinação com o flúor, quando submetido à descarga elétrica em baixa temperatura (-150º C), forma o fluoreto de criptônio KrF2, sólido cristalino branco que se decompõe espontaneamente em temperaturas normais.

O criptônio é empregado em certas lâmpadas fluorescentes e em uma lâmpada de flash usada em fotografia de altíssima velocidade. O Kr-85, radioativo, é usado na detecção de folhas em superfícies metálicas. Entre 1960 e 1983 o metro foi definido como 1.670.763,73 vezes o comprimento de onda da taia vermelho-laranja emitida pelo Kr-86 estável.

 

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site  

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.